mapa localização

BEM VINDOS - WELCOME- WILLKOMMEN - BIENVENIDO - YÔKOSO 「ようこそ」

Abaixo: Nossos prezados seguidores do site!

O título Senhor aplicado ao mashyah

Estudo Sobre o título “Senhor”, aplicado ao Mashyah,
Respigaremos aqui a passagem de Salmos 110:1. Mateus 22.45.

        Sobre o título “Senhor”, aplicado ao Mashyah, ficará esclarecido aqui: 
       (1°) Qual é a origem do mesmo, no que diz respeito ao Mashyah. 
       (2°) Em que sentido o Mestre Yehoshua é “Senhor” ? 
     (3°)Esse título “Senhor”, corresponde nesse caso ao TETRAGRAMA? 
       Comecemos citando o primeiro texto bíblico / profético endereçado ao Messias. O salmista Davi no livro de Salmos 110:1, vaticinou: 
      “Oráculo de: hwhy=Yud-He-Waw-He, ao meu Senhor: Senta-te a minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés”. 
       Em “O Livro de Salmos”, o padre Leonel Franca, S.J. comenta sobre esta passagem o seguinte: 1- DIXIT,(O Senhor), em hebreu é uma palavra que significa “sentença”, “Oráculo”, que o Senhor comunica ao profeta. P. S. 35(36), 1. 
       “Do Senhor ao meu Senhor, literalmente de YHWH ao meu Senhor”. Adony, forma empregada quando se dirige a um herói, príncipe, Rei, quando ele dirige a Deus emprega-se o sufixo Plural : “Adonay”.
       “Seu Senhor”, chama ao Messias, o salmista seguindo o costume hebreu... (cf. v .g. I Samuel 25:25, sgs . II Samuel 1:10). O sentido, portanto, é este: “Oráculo que YHWH diz a ti, meu Senhor”. À minha direita, isto é, o lugar de maior dignidade (cf. vg 3, reg. 2,19), escabelo de teus pés, isto é, a ti sujeitarei plenamente os teus inimigos”; Os reis costumavam  pôr os pés sobre a nuca do vencido”. 
       Convém ressaltar que no texto hebraico aparece o TETRAGRAMA SAGRADO em primeiro plano contrastando com o título “Senhor”. No caso, o texto reza assim: “ du ynymyl bc yndal hwhy san” “Disse :hwhy=Yud-He-Waw-He,ao meu Senhor ynda=(Adony)”;Possessivo de  “Senhor”. 
       Até aqui tudo bem, o problema começa a surgir quando os partidários da crença na “Deidade de Cristo” começam a enxergar nesta passagem algo mais, além do que a mesma significa realmente. -Como assim? - Quando o Mestre citou esta profecia, evidentemente estava aplicando-a si próprio, ele concluiu perguntando para aqueles que o ouviam: “... Ora, se Davi lhe chama Senhor, como pode ser seu filho?”.
      Baseados nesta passagem argúem alguns, que em outras palavras o Mestre estivesse renegando a suas origens terrenas, (Miqueias 5.2, BHL), pela linhagem de Davi, (MT. 1.1,6, 16, MS. Syro Sinaítico,Lucas,3.23,30,32,Atos.2.2.30) e afirmando para os fariseus a sua origem celeste, e por extensão a sua ´divindade´. Mas será esta idéia verídica? Não. (1-) A promessa de que o Messias sairia dos lombos de Davi partiu do próprio Criador (confira Salmos 89.36; 132:11), compare com Atos 2.30,34-36; E o Criador não é um El de confusão. I Coríntios 14.33, E nem um homem para que minta... (Num.23.19). 
     
O apóstolo Paulus/Shaul ,confirmará mais tarde essas promessas dando ênfase nas seguintes expressões: “Lembra-te de que:ucwhy= Yehoshua(Atos,4.12; 26.14), que é da descendência de Davi” (II Timóteo 2:8, vide Romanos 1:1-3.).  
      “Ora, convém ressaltar que quando diz descendente de Davi, o termo que aparece no grego não permite espiritualização, pois reza: “EK-SPÉRMATOS”, como lemos na versão de Brandscheid e Nestlé, e na Vulgata: “ AD-Seminem”. II Timóteo 2:8; João 7:42; Atos 13:23. ( ver Atos 2:30 na B. Jerusalém, edição 1973). 
      
A versão católica do padre Figueiredo diz: “... que nasceu do sangue de Davi...”, que é o sentido correto da passagem. Ver obra “Os Evangelhos da Infância de Jesus”. Autor Datler, pg 153. 
Outras expressões paulinas que comprovam a humanidade  do Messias são as seguintes: “Nascido de Mulher”, no caso “GYNÉ”, em contraste com “Virgem-Parthenós”. Na epístola aos Romanos 9:5, ele ensina a mesma verdade sobre a humanidade do Mestre com estas palavras: “Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne, dos quais são os pais (patriarcas), e dos quais descende o Mashyah, segundo a carne”. Ver João 3:6. A palavra “carne”, aqui, é sinônima de consangüinidade. Na epístola aos Hebreus 12:9; 1.13, temos a confirmação: “Nós tivemos os nossos pais segundo a carne, como educadores e os respeitávamos”. Filhos da carne, v.8. Como podem ter observado a expressão não admite sofismas, Gerado aqui é segundo as relações sexuais licitas, abençoadas pelo próprio Criador.(Gên.1.27-28;2.21-25;4.1-2,E isto mesmo depois do Dilúvio...9.1,7. Quando é para se destacar “nascimento espiritual”, os textos trazem diferentes as expressões, conforme se lê em Jô 3:3; I Pedro 1:23; João 1:13; João 3:3, ver 14; I João 3:9; 4:7; 5:1;4:18; “Nascido do Alto”. (NIV). 
       
E arrematando, o próprio Senhor Yehoshua afirma no livro de Apocalipse 22.16: “ ... Eu sou a raiz e a geração de Davi ...”, Isaías 11:1; Raiz, também porque tendo terminado a dinastia de Davi, a sua descendência só poderia durar para sempre. Conforme Salmo 89:30, com Atos 2:30, na pessoa do Mashyah  glorificado. E “geração de Davi”, porque o mesmo dele descende, e não porque a existência de Davi dependeu dele necessariamente. Outros exemplos que confirmam a nossa argumentação: “... da geração de Davi ...”, Atos 13:26; “... Somos também sua (de Elohim) geração ...” Atos 17:28; “... Sendo nós, pois geração ...”. Atos 17.29 ,Apoc.5.5. Etc., etc. 
       
Diga-se de passagem, que quando Filipe afirmou a Natanael que havia encontrado o Messias de quem havia escrito Moisés e os profetas, e que ele era FILHO DE YOSÊPH (´JOSÉ´),o nosso Mestre e Senhor não lhe desmentiu... ´João 1.45. 
       
Cabe aqui um pequeno comentário sobre Matytyah (MT): O que o Mestre Yehoshua queria dizer ouvir com resposta daqueles a quem se dirigiu com estas palavras, depois de citar a passagem de Salmos 110:1: “Ora, se Davi lhe chama Senhor, como pode ser seu filho?” Ele queria ouvir deles como resposta uma confissão verbal de sua Messianidade. Nós Nazarenos / Ebionitas, hodiernos responderíamos assim: “Tu ó Mestre és Filho de Davi por descendência e promessa (Mt 1:6; Lucas 3:31, João 7:42; Romanos 1:1; II Timóteo 2:8; Hebreus 7:14; Atos 2:29,30; Apocalipse 22:16; Salmo 89:29,36; 132:11; Lucas 1:32; Marcos 11:47,48), E,Senhor de Davi e nosso em posição ou preeminência. Atos 2:36; 3:15; 5:31; Lucas 1:43; I Coríntios 8:5; ver Col 1:18; Filipenses 2:8,11.”. 
       Aliás, não estou só nesta linha de raciocínio, o exegeta católico que ajudou ... na  edição da Bíblia de Jerusalém comenta o seguinte sobre esta passagem no rodapé: “A resposta teria sido, que embora descendendo de Davi pela sua origem humana (conf. 1:1,17), o Messias tinha também um caráter divino (posição elevada) que o tornava superior a Davi, e que este tinha predito”. No evangelho de MT, 1:1,17, encontra-se a genealogia (fictícia?) de Yehoshua. 
        Lemos no verso 6, que o rei, profeta Davi é o ancestral do Senhor Yehoshua, verso 1, Ver também Lucas 3.23,32”. 
        E isso, ainda se ele tivesse “nascido da virgem Maria” ... (ver “Evangelhos Siríacos”, em 1.16; idem Rodapé da P.I.B. em Lucas 3:23,38).

NOTA:
De passagem, convém frisar que a história dos “nascimentos virginais” que excluem o pai, o lado PATERNO, teve sua origem com Ninróde / Semíramis, (Gên.10.8-10, Miquéias, 5.6) e depois com Buda, Krishna Zoroastro, Orfeu, Alexandre o Grande, Julio César, Simão Mago, etc..Atos 8:9. Ver obra “Da Bíblia aos Nossos Dias”, de Mario Cavalcante de Mello, pg 145. E compendio de História da Igreja. Frei Dagoberto Roma 6 DFM, sobre Simão Mago Unícista, págs 119-120,”Babilônia Ontem e Hoje”,de Abraão de Almeida(CPAD), “ A BESTA DO APOCALÍPSE”, EX- padre : Aníbal dos Reis,(Batista) “ O Que tem feito a Religião pela Humanidade” Editado pela “TORRE DE VIGIA”,

        Nos Atos dos Apóstolos 2.36, o apóstolo Shimeon, conhecido como “Pedro”, comentando o Salmos 110, citado pelo Messias em Mateus 22:41,45, ele conclui sua pregação com estas palavras: “... Portanto, exaltado pela direita de Elohim, ele recebeu do Pai o espírito santo prometido e o derramou, e isto é o que vedes e ouvis. Pois Davi não subiu aos céus”. (Efésios 4:11, ver Santuário), afirma: “Disse YHWH ao meu Senhor (adony): Senta-te à minha direita, até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”. Saiba, portanto, com certeza, toda casa de Israel, Elohim o constituiu Senhor e  Mashyah  este Yehoshua a quem vós crucificastes”. 
      O apóstolo Shaul escreveu aos Nazarenos de Filipos, endossando o que acabou de ser dito pelo apostolo Shimeão nestes termos: “E toda língua confesse que Yehoshua Mashyah é  Senhor, para a glória de Elohim, o Pai”. Filipenses 2:11; (VER.Isaías 49:2, etc.) 
       Aliás, o Mestre não foi constituído “Senhor” somente de Davi, o mesmo foi colocado por “Senhor” até mesmo dos anjos, e de todos os homens. (Efésios 1:21; Filipenses 2:10; João 13:13,14; Romanos 10:9; 14:9; Hebreus 2:5,18.
        Elisheva (Isabel), quando recebeu a visita de Mirian, disse estas palavras (cheia do espírito de Elohim), com relação àquela criança que haveria de nascer: “Bendito é o fruto do teu ventre... e donde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe de meu Senhor?”. (Lucas 1:43). 
         Em resumo, A expressão: “Senhor”, não equivale ao Tetragrama, o qual é um NOME que certamente pertence exclusivamente ao Criador. (Salmos 83.18{. Diga-se, de passagem, que o termo SENHOR, no hebraico, É: }wda=ADON=SENHOR;E o mesmo,NÃO É EQUIVALENTE AO TETRAGRAMA,Entendeu caro leitor?.O termo: “Senhor”, aplicado ao Mashyah, é apenas um mero título de glorificação e preeminência dado a Ele pelo Criador para “por intermédio dele ser glorificado”...(Filipenses 2:11) Leia ´Isaías´49.3;Deut.18.18-19, ´João´1.45;4.25;12.49;17.8;Atos.3.22;7.37 etç. E nestes textos onde aparece o termo:  ´SENHOR´,aplicado ao Mestre Yehoshua,em o Novo Testamento,em Hebraico,é: }wda=ADON=SENHOR; o que é bem diferente do Tetragrama: hwhy.
         Leiamos Isaías 49:3: “Tu és meu Servo, e Israel aquele por quem hei de ser glorificado”. E arrematando, a conclusão correta sobre o salmo 110:1 é a seguinte: O Mestre Yehoshua foi e é Senhor de Davi, em posição Messiânica, e Filho de Davi (ek-spermatós) ou sangue de Davi, por ser seu descendente. Ver Romanos 1:1,3; Apocalipse 5:5; 22:16; Atos 13:23,24; Lucas 1:32; Marcos 11:47,48 e referencias.
        Ademais, para finalizarmos, convém esclarecer, ao leitor,que o Eterno Criador,sobre o nome,escolhido por Ele, no caso o Tetragrama: hwhy=YÚD-HÊ-WAW-HÊ,que bem expressa a Sua Eternidade,Ele afirmou que este NOME,SERIA PARA SEMPRE !(Êxodo, 3.12-15; Todavia,.... o Mestre Yehoshua,...falando a respeito do NOVO NOME DOS REMIDOS,...(Apoc.2.17),aproveita para deixar(subtendido) claro,que o Seu nome,...também será MUDADO....(Apoc.3.12s/parte),Portanto,Seu nome,não é, a VOCALIZAÇÃO DO TETRAGRAMA,como sugerem alguns ignorantes(II ´Pedro,3:16),E tampouco,é o mesmo,o nome escolhido pelo Criador para Si. 
          Para mais detalhes, sobre o titulo “Senhor”, o leitor poderá ler na obra do  padre Guillet, da faculdade de Teologia e de Lyon Fourviere (França),intitulada: “As Primeiras Palavras da Fé de Jesus à Igreja”, nas págs 98-107.
                                           
Por: Joel Elisio da Costa