mapa localização

BEM VINDOS - WELCOME- WILLKOMMEN - BIENVENIDO - YÔKOSO 「ようこそ」

Abaixo: Nossos prezados seguidores do site!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A origem do Mashiah

O cetro Pertence a Yehudhah (Judá) 
      Estudo 3





Na época de Abhrâham (Abraão) a espécie humana já se tinha multiplicado novamente  e os descendentes dos outros filhos de Nôah (Noé) seguiram o caminho do mal,por esta razão apenas se conservava a linhagem semítica do filho de Nôah, chamado Shêm (Sem), essa linhagem pertencia o patriarca Abhrãham. Na sua época os homens haviam perdido todo conhecimento do verdadeiro Criador e soberano do universo,haviam perdido  revelação de seu propósito para a humanidade, tinha seguido seus próprios caminhos e inclinações, indo em sentido contrário ás leis espirituais do Eterno. O pecado e violência encheram de novo o mundo.

Num mundo assim, se encontrava  um homem corajoso, de fé inabalável,submisso e dócil, forte e motivado, foi com esse homem que a promessa deveria continuar. Ele seria agora o herdeiro da promessa messiânica. Com Abhrâham (Abraão) se inicia um novo estágio do plano divino.
Já estudamos que a promessa  no seu aspecto nacional,no seu caráter coletivo,era a promessa de que começando com o patriarca se iniciaria um povo, uma nação – A promessa profética era “...De ti farei uma grande nação...” [ Genesis 12:2].

14- De que forma as escrituras relacionam a Aliança com a promessa nacional? Leitura bíblica: Genesis 17:2

Comentário: Se fizermos um estudo atento dos escritos hebreus poderemos perceber que há um desenvolvimento histórico e progressivo do plano de restauração. O que era o trabalho do Eterno em nível familiar,passava agora a um nível nacional. Note-se um desenvolvimento progressivo.Antes de Abraão, não se falava em “uma nação” ou povo especifico que tivesse relação direta com o criador, todo o trabalho de restauração era feito em nível individual, ou no máximo em nível familiar, como foi o caso da família de Noé, no total foram apenas oito (8) pessoas,que receberam a tarefa de conservar a linha de descendente para o cumprimento da promessa.
Ao chegar ao patriarca Abraão o plano muda de nível, pois vamos continuamente perceber que a aliança agora é ampliada para incluir a promessa de  nacionalidade, de raça, de povo e de uma terra ( um território) para habitar. Note-se portanto, que o plano é progressivo e principalmente de preparação para o surgimento da tão esperada “ semente” ( descendente), que sabemos é o Mashiah ( Messias). Devemos entender que o Eterno “escolheu” a Abraão, isto está bem claro no salmo 105:6 onde se fala da eleição dos descendentes do patriarca. Ele foi um “escolhido”. Este conceito, ou seja ,o conceito de eleição é encontrado em toda as escrituras é importante para o entendimento do conceito de “adoção” que estudaremos mais adiante.

15- Como as escrituras deixam claro que a promessa feita a Abraão foi cumprida? Leitura bíblica: Genesis 17:16,19,21 e 18:14 (Isaque continua a promessa).

Comentário: Este é um ponto que deve ser considerado como especial cuidado. A questão em consideração é que o nascimento do filho de Abraão, foi natural,certamente Yachaq (Isaque) foi um filho de Abraão e Sahah. Nas frases “Dela te darei um filho” – “Sarah tua mulher te dará um filho” – “o qual Sarah te dará a luz”- “ e sarah te dará um filho” estes textos deixam claro a natureza e procedência do filho de Abraão, é uma procedência natural, e não uma procedência sobrenatural. Se Yiçhaq( Isaque) é um modelo profético para o Mashiah, então, não há razão para pensar que o cumprimento da promessa da “semente” ou seja, achegada do descendente de Abraão (Matityhâhu) Mateus 1:1, no qual seria benditas todas as famílias da terra,se daria de maneira diferente.

16- Como mais tarde o Eterno confirmou a promessa com Isaque?
Leitura bíblica: Genesis 26:2-5

Comentário: Devemos notar como o relato bíblico indica de novo os dois aspecto da promessa, um aspecto de caráter nacional: “multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras...”. E a promessa de aspecto espiritual, individual, que refere-se ao Mashiah: “na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra” (verso 4) comparar com Genesis 12:1-13.

17- Como se repete a promessa com Yaqôbh (Jacó), filho de Yiçhâq( Isaque)? Leitura bíblica: Genesis 28:2-4 e versos 12-14

Comentário: Istoé surpreendente! Porém,como é que são tão poucos os estudiosos da bíblia que compreendem estas verdades? Como é que não percebem as evidências? O Eterno,certamente cumpriria suas promessas,pois a mesma promessa dual,se encontra em todos estes textos,repetidas para o filho e o neto de Abraão.

A promessa no seu aspecto profético individual- 0 mashiah
A-   Para Abraão-Genesis 12:3 “ em ti serão benditas todas as famílias da terra”
B-   Para Isaque: Gênesis 26:4 “ na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra”
C-   Para Jacó- Genesis 28:14 “ na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra”

A promessa no seu aspecto nacional- Yisrael

A-  Para Abraão; Genesis 12:2 “de ti farei uma grande nação”
B-  Para Isaque: Genesis 26:4 “multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu e lhe darei todas as terras”
C-  Para Jacó: Genesis 28:3-4 “Elohim o todo-poderoso te abençoe e te faça fecundo, e te multiplique para que venhas a ser uma multidão de povos; e te dê a benção de Abraão, a ti e atua descendência contigo,para que possuas a terra de tuas peregrinações.”

Sabemos que Yaqôbh (Jacó) teve doze(12) filhos, os quais formaram a nação de Israel. Era o cumprimento da promessa no seu aspecto nacional.


18- Já na sua velhice, o que Yaqôbh ( Jacó) falou aos seus doze filhos. Leitura bíblica: Genesis 49:1-2

Comentário: Notamos que o patriarca estava “profetizando” o que haveria de acontecer nos dias vindouros” a cada uma da tribos de Israel.

19- O que foi dito,ou melhor profetizado,de maneira especial para a tribo de Yehudhah (Judá)? Leitura bíblica Genesis 49:10

Comentário: A profecia estava agora ligando a promessa com a perspectiva de um REINO,obviamente que esse “Shilô” prometido haveria de governar,pois se diz que seria herdeiro do “cetro” e “a ele obedecerão os povos”. Note-se, porém, que Ele governaria sobre “povos” ( plural). Tornando assim a benção de seu governo agora em nível universal. Ele governaria não apenas os Judeus,como sendo o Mashiah prometido, alguns targuns judaicos simplesmente substituem a palavra SHILÔ por Mashiah ( Messias)
Ou rei Mashiah”.

A luz profética sobre a procedência do Mashiah, estava ficando cada vez mais clara,pois sendo progressiva, revelaria e acrescentava mais detalhes. Agora o Mashiah era identificado como sendo da tribo de Yehudhâh (Judá),pois de Yehudhâh haveria de sair o cetro.

20- O que encontramos na quarta profecia de Balão?
Leitura bíblica: Números 24:17

Comentário: Nota-se que a profecia esclarece que a estrela procederá de Yaqôbh ( Jacó) e que o cetro subirá de Israel. Nunca, jamais podemos distorcer ou trocar o verdadeiro sentido das palavras,pois o sentido hebraico indica claramente a procedência do Mashiah, nunca, jamais trocar a palavra “subirá” por “descerá”. As palavras “proceder” e “subir” indicam uma clara profecia.

21- Como se confirma que o Mashiah, procede da tribo de Yehudhah (Judá) Leitura bíblia: Hebreus 7:14. A que tribo foi dado o cetro?  Leitura bíblica: salmo 60:7. De que tribo viria o “príncipe da paz”. Leitura bíblica: 1º crônicas 5:2. Quem é “o leão
Da tribo de Judá?  Leitura bíblica apocalipse 5:5. Quem é a “brilhante estrela da manhã” que procedeu de Yaqôbh (Jacó)?
Leitura bíblica: números 24:17- comparar com apocalipse 22:16

Comentário: Quando o salvador, O mashiah de Yisrael, nosso senhor disse em Lôqâm (Lucas): “são estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco: Importava-se cumprisse TUDO O QUE DE MIM ESTÁ ESCRITO NA LEI DE MOSHÊH (Moisés).nos profetas e nos salmos”.- Lucas 24:44, Ele estava certamente confirmando que só nas escrituras hebraicas poderiam os seus discípulos, e mais tarde os seus seguidores, encontrar as profecias que falavam a respeito de sua verdadeira e correta procedência. ( Ver exemplo de “procedência” em Atos 7:8).    

 Aguardem o estudo 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ PUBLICADO, SE TIVER SEU NOME E EMAIL, CASO CONTRÁRIO, NÃO SERÁ PUBLICADO. Só será publicado se for para refutação com base. Teremos o prazer de publicar, caso contrário não será publicado.